sábado, 2 de fevereiro de 2013

Gaspacho à Algarvia


Gaspacho é uma sopa fria à base de tomate,pepino e pimento é muito popular do sul de Espanha e em Portugal na região do Alentejo e Algarve.Em Espanha é apresentada em estilo de puré enquanto que em Portugal é servida com os ingredientes cortados em pedaços pequenos e com cubinhos de pão.Esta sopa pelo facto de ser muito refrescante é muito consumida nos meses de verão e muitas das vezes são-lhe adicionados cubos de gelo.É uma sopa excelente para acompanhar peixe frito ou grelhado.Eu costumo adicionar o pão apenas no momento em que é servida porque não gosto que fique demasiado mole e convém que seja pão duro e se possível Alentejano.











 Ingredientes:
5 tomates de cacho
1/2pimento verde
1 pepino
1 cebola
200g de pão duro ou alentejano
3c (de sopa) de azeite
2c (de sopa) de vinagre
sal grosso q.b
1 raminho de coentros
oregãos q.b
agua fresca
cubos de gelo opcional





 Cortar o pão em cubos pequenos e colocar numa tigela.Cortar os tomates,pepino,cebola e pimento em quadrados pequenos e colocar numa saladeira.Temperar com sal,oregãos,azeite,vinagre e coentros picados,mexer bem,adicionar a agua.No momento de servir adicionar o pão e se quiser alguns cubos de gelo.




3 comentários:

  1. Gosto muito de gaspacho! E adoro pão alentejano :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Que rico!!!! ya apetece que se vaya el frío para comerlo!!
    Bss

    ResponderEliminar
  3. Receta tambien andaluza...en mi tierra,también la llamamos "pipirrana"...riquisima, sana y perfecto acompañamiento para pescados....

    ResponderEliminar

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin