A hortelã é uma das ervas aromáticas que mais utilizo,o seu cheiro e sabor refrescante é imprescindível em muitos cozinhados e mesmo na preparação de muitas bebidas ,é originaria da Ásia e tem uma vasta gama de sabores conforme a variedade.
Na culinária: Como alternativa ao molho de hortelã, é excelente espetada num assado ou estufado de borrego; picada, fica bem em sopas de creme e em almôndegas. Tem um sabor interessante quando adicionada a molhos picantes de frutas e especiarias, a groselha negra, ameixas e outros frutos de Verão em calda, e fica óptima em saladas de fruta. A hortelã picada também pode ser espalhada sobre legumes cozidos.Na culinária (em especial na árabe), a hortelã é muito usada no preparo de molhos, para aromatizar pratos salgados, além de dar um sabor especial a bebidas e sobremesas.Existe uma enorme variedade de sabores e de aromas de hortelã.A culinária árabe faz muito uso da hortelã especialmente no seu chá e não só. Para citar alguns exemplos, o quibe, o tabule e pratos feito à base de carne de cordeiro. Suas folhas frescas dão aroma especial a saladas, caldas e pratos feito à base de carne e de peixe.
Uso na medicina caseira:Na forma de chá, a hortelã auxilia na digestão, na eliminação de gases e de secreções do pulmão. É, também, indicada no combate dos parasitas, para cólicas intestinais e no tratamento da diarréia. Ajuda ainda no funcionamento da vesícula biliar, no tratamento da insônia, das dores de cabeça e da congestão das vias aéreas superiores.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.