A gastronomia de um país é algo que nunca se esquece.Recordar Marrocos através de uma pastilla de galinha foi a minha escolha.É interessante como os aromas dos cozinhados perfumam o ambiente e acabam sempre por nos trazer à memória excelentes recordações.Sou uma verdadeira apreciadora da riqueza gastronómica deste pais,as especiarias,os frutos secos e o aroma a flor de laranjeira deixam-me sempre encantada.A pastilla é um prato tradicional marroquino que consiste num cozinhado de carne de borrego ou de aves e amêndoas, envolto em massa muito fina,decorado com açúcar e canela.É um prato de cerimonia que chega a atingir cinquenta centímetros de diâmetro,o meu ficou provavelmente com quinze,mas também pode ser feito em doses individuais.Não é difícil de fazer apenas requer pequenos cuidados.
Ingredientes:
1/2 galinha
12 folhas de massa filó
2 cebolas
0,5 dl de azeite
sal grosso
1c (de sobremesa) de açafrão
1c _(de sobremesa) de gengibre
1c (de chà ) de pimenta preta
1 raminho de salsa
1 pau de canela
1 dl de agua
2c (de sopa) de mel
6 ovos
2 gotas de essência de flor de laranjeira
100g de amêndoa
200g de manteiga
1c (de chá) de canela para decorar
1c (de açúcar) em pó para decorar
Colocar o azeite numa panela com a cebola finamente picada e levar ao lume,adicionar a galinha sem pele e cortada aos pedaços,temperar com sal,pimenta,açafrão,gengibre,pau de canela e salsa picada,adicionar a agua e deixar cozinhar verificando de vez em quando.Depois de cozida desfiar a carne e rejeitar os ossos,reservar.
Adicionar os ovos ao preparado de cebola,mexer com cuidado e deixar que cozinhem.Temperar com mel e a essência de flor de laranjeira,duas gotas apenas,é bastante concentrado.Adicionar o frango ao preparado e misturar bem.Deixar arrefecer um bocadinho antes de o colocar sobre a massa.
A mistura deverá ficar seca e não com liquido uma vez que vai ser colocada sobre massa muito fina.
Derreter a manteiga no micro ondas.Pincelar uma forma redonda de ir ao forno com manteiga derretida e sobre ela colocar quatro folhas de massa em forma de cruz.
Dobrar a massa e cortar uma circinferência. Pincelar o fundo da massa colocada na forma com manteiga e sobre ela colocar essa circunferência.
Colocar o preparado da carne sobre a massa.
Cobrir com a amêndoa previamente torrada numa frigideira e grosseiramente triturada.Distribuir um pouco de manteiga derretida sobre a amêndoa.
Fazer um outro circulo de massa e com ele cobrir o preparado.
Dobrar as laterais de massa sobre a parte central e pincelar com manteiga.
Proteger a parte de cima da pastilla com mais duas folhas de massa em forma de cruz,dobrar as laterais para dentro. Pincelar A massa com manteiga e levar a cozer em forno pré aquecido a 180º durante cerca de quinze minutos ou seja o tempo necessário para cozer a massa.
Quando a massa se apresentar com um tom dourado,retirar do forno e decorar com canela e açúcar em pó.
Servir a pastilla bem quentinha .É uma verdadeira delicia ligeiramente adocicada e estaladiça.
Se ve realmente impresionante.
ResponderEliminarNo lo conocía y desde luego es fantástico.
Me gusta lo que veo en tu cocina, me quedo en ella.
Besazos.
Pelo aspecto é uma delicia.
ResponderEliminarBjs
Hola Silvia, qué receta tan interesante y deliciosa, muchas gracias por quedarte en mi blog, también me quedo por aquí!
ResponderEliminarUn beso
¡Qué original y buena pinta!
ResponderEliminarAlgo muy diferente.
;)
¡¡¡buenisismo!!!
ResponderEliminarDei uma passadinha só para te desejar um Bom Fim de Semana, e me deparo com esta Maravilha... Huuuuuuummmmmm!!!!!
ResponderEliminarBeijos Márcia (Rio de Janeiro)
http://decolherpracolher.blogspot.com