terça-feira, 31 de março de 2009

Chá Branco

Parece estranho, mas o chá branco, o preto e o verde vêm da mesma planta: Arbusto de Camellia sinensis. A diferença está no período de tempo que as folhas desta planta ficam a envelhecer. Enquanto que as folhas de chá branco são processadas imediatamente, após serem apanhadas , para manter as suas qualidades, as folhas de chá preto são envelhecidas durante semanas e as de chá verde ficam um par de dias.


O chá está sempre associado a benefícios para a saúde e o chá branco não é excepção. O chá branco é usado principalmente para benefícios antioxidantes. Os antioxidantes são responsáveis por livrar o corpo dos radicais livres, os quais, podem fazer quantidades maciças de danos ao corpo. Podem acelerar o envelhecimento e causar problemas com os seus órgãos. Os antioxidantes podem neutralizar estes radicais livres, para manter estes problemas sob controlo.

O chá branco ajuda a combater a pressão sanguínea, a diluir o sangue e a melhorar a função das artérias. Isto pode ajudar a impedir problemas cardíacos a longo prazo. Estudos, mostram também que o chá branco pode reforçar os seus ossos e ajudar a prevenir a osteoporose. O chá branco pode igualmente ajudar a aliviar os sintomas dos diabetes e lutar contra doenças perigosas como o cancro, a infecção hepática.

Para quem quer emagrecer com este chá, vários especialistas nutricionais dizem que o chá branco é o melhor produto natural do mundo a queimar calorias, melhor que o chá verde, inclusive.

“Se o chá branco concentra mais substâncias termogênicas, concluise que tem um efeito emagrecedor maior”, afirma a nutricionista Suzana Machado, da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo. Lucyanna Kalluf, farmacêutica especialista em fitoterapia e nutricionista funcional do Instituto Alpha, também em São Paulo, é ainda mais otimista: “O chá verde aumenta em 4% o ritmo do metabolismo, segundo pesquisa publicada na conceituada revista American Journal of Clinical Nutrition, dos Estados Unidos. O branco pode acelerar em até 8%, de acordo com resultados clínicos”. A nutricionista acrescentou o chá branco (1 litro por dia) no cardápio de dez pacientes e o verde no de outras dez mulheres. No final de um mês, o primeiro grupo, a do chá branco, emagreceu 6 quilos – 2 quilos a mais que o segundo, que perdeu 4 quilos. A diferença na cintura também foi bem interessante: 5 centímetros a menos contra 3. “Sabe aquela gordurinha que fica ao redor do umbigo? Sumiu mais facilmente com o chá branco”, conta Lucyanna. Você é gulosa? Então tem mais um motivo para apostar nesse aliado. Ele inibe as enzimas responsáveis pela compulsão alimentar, além de varrer as impurezas do organismo, o que também facilita (e muito) o emagrecimento. Tem mais: “O chá reduz a absorção das gorduras vindas dos alimentos”, afirma a nutricionista. Disposta a tentar? Descubra a seguir como colocar esse novo aliado no seu dia-a-dia. Melhor: combine-o com uma dieta leve para detonar as gordurinhas ainda mais rapidinho!
Leia antes de fazer
O preparo do chá branco é igual ao do verde. Siga as mesmas regras para preservar os benefícios da erva
• Coloque a água para ferver e, antes de surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente a erva (2 colheres de sopa rasas para 1 litro de água ou 2 colheres de chá rasas para 1 xícara de água). Abafe por cinco minutos e coe.
• Beba quente ou frio até 24 horas após o preparo. Depois disso, os princípios ativos do chá perdem a eficácia. Vale, sim, preparar a quantidade necessária para o seu dia. Nesse caso, coloque o chá numa garrafa térmica ou numa jarra de vidro e leve à geladeira.
• O ideal é não adoçar. Mas, se preferir, use 1 colher de chá de mel para uma xícara. Evite açúcar e adoçantes para não prejudicar o processo de desintoxicação.
• A canela em pau dá um sabor especial ao chá. Coloque-a na água que será levada ao fogo.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin