sábado, 14 de março de 2009

Rabo de Boi com Mandioca


Há poucos dias em conversa com o rapaz do talho,que por acaso é brasileiro,fiquei a saber que rabo de boi com mandioca é um prato muito vulgar no Brasil. A minha experiência em cozinhados com mandioca não é muita,mas a ideia agradou-me e o cozinhado acabou por ser feito e ficou delicioso.


Tempera-se o rabo de boi com sal grosso e deixa-se no frigorífico de um dia para o outro.


No dia seguinte,coloca-se o azeite, o rabo de boi e o louro na panela de pressão,deixa-se alourar,junta-se a cebola picada e a agua e coze-se.Enquanto a carne coze descasca-se e corta-se a mandioca a cenoura e a courgette e cozem-se numa panela com agua a ferver e uma pitada de sal grosso.


A primeira vez que tive o prazer de saborear macaxeira,estava de ferias em Natal,no Brasil,adorei,estava cozinhada frita,era um substituto das nossas batatas fritas.A minha curiosidade fez com que me interessasse por esta raiz,da mesma forma que me interesso por outros alimentos,e o que descobri foi isto:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Macaxeira, mandioca e aipim: são alguns dos diversos nomes pelos quais é conhecida esta raiz que tem uma casca rugosa, facilmente destacável, e que, dependendo da variedade, pode atingir até 1 metro de comprimento. Originária da América do Sul, ela já era largamente utilizada como alimento pelos índios muito antes do descobrimento do Brasil, tendo sido transmitido por eles o hábito de consumi-la. Com sua farinha são feitos beijus, pirões, sopas e mingaus.A mandioca-mansa ou mandioca-doce ou aipim tem as raízes comestíveis, podendo ser consumido cozido ou assado (com uma calda doce para o café da manhã ou puro como acompanhamento de carnes). É também essa variedade a utilizada para o preparo de bolos e pudins.
Valor nutritivo:O aipim é boa fonte de energia, não tem proteínas nem gorduras e contém grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B3 (niacina), além de boa quantidade de potássio.


Como cozinhar: Descasque a mandioca e corte pedaços mais ou menos do mesmo tamanho para que cozinhem ao mesmo tempo. O aipim só deve ser posto na água para cozinhar quando esta estiver fervendo, o que reduz o tempo de cozimento, evita que ele fique encharcado e propicia melhor aproveitamento de seu valor nutritivo. O cozimento deve ser feito com a panela aberta para que perca o ácido cianídrico por meio da evaporação. Pode-se também assar o aipim em forno alto (de preferência com a casca), bem lavado e embrulhado em papel alumínio. Como o tempo de cozimento varia muito, espete o aipim com um palito de churrasco, se este atravessá-lo sem dificuldades significafa que esta cozido.
- - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Quando a carne e os legumes estiverem cozidos,misturar ambos.De seguida só tem que servir e deliciar-se com este excelente manjar.

Ingredientes:
1,5 kg de rabo de boi
3 cebolas
3 c de (sopa) de azeite
2 mandiocas
1 folha de louro
2 cenouras
1 courgette

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin