terça-feira, 10 de março de 2009

Sopa de Cabeça de Safio

Uma delicia de sopa,esta sopa de peixe feita com safio.O safio é um peixe de sabor excelente.


Esta feita foi feita com a cabeça de safio,precisamente por ser uma das partes com mais sabor e que contem menos espinhas. O safio é um peixe com muitas espinhas,principalmente na partete do rabo,ou seja desde a barriga até ao rabo.



Temperar o peixe com sal grosso e deixar assim cerca de 1hora para que este possa salgar. Colocar uma panela ao lume com agua paus de oregãos e uma cebola inteira,deixar que a cebola coza.Quando a cebola estiver cozida juntar-lhe o peixe e deixar cozer.Quando o peixe arrefecer retirar as peles e espinhas e reservar o peixe desfiado para mais tarde adicionar à sopa.Guardar a agua da cozedura do peixe para adicionar à sopa mais tarde.


Ingredientes:
1 cabeça de safio (só usei metade,era muito grande)
paus de oregãos (para a agua da cozedura do peixe)
1 cebola (para a agua da cozedura do peixe)
3 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
1 folha de louro
3 c de (sopa) de azeite
1 pimento vermelho (cortado em quadrados)
1 raminho de salsa
8 tomates maduros (cortados em quadrados)
3 hastes de hortelã
5 dl de agua da cozedura do peixe

Colocar uma panela ao lume com o azeite,louro,cebola e pimento e deixar cozinhar mexendo de vez em quando,juntar os alhos.Quando os legumes começarem a estar moles,juntar o tomate,mexer e deixar cozinhar.Quando o tomate estiver meio cozido,juntar a salsa e um pouco da agua da cozedura do peixe,tapar a panela e deixar cozer.Cerca de 5 mn antes de retirar do lume juntar o hortelã e o restante da agua da cozedura. No caso de verificar que a sopa está muito salgada,juntar um pouco de agua.Retirar a panela do lume e triturar com a varinha magica.Adicionar o peixe e está pronta a servir.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin