quinta-feira, 30 de abril de 2009

Beneficios do Tofu


O tofu é um excelente aliado da saúde: Produzido originalmente na China, há mais de 2.000 anos, hoje é feito em quase 40 mil fábricas no Japão. No Brasil, ganhou a mesa dos amantes da cozinha oriental, vegetarianos e macrobióticos. O tofu destaca-se como um alimento altamente protéico e nutritivo, que funciona como importante fonte cálcio, ferro, fósforo, sódio, de vitaminas B e E, de ácidos graxos poliinsaturados e aminoácidos. Além disso, apresenta baixa proporção de gorduras saturadas e ausência total de colesterol. Conhecido no como queijo de soja, o tofu é feito a partir do feijão da soja (fonte importante de proteínas vegetais), água e um coagulante natural, composto por sal mineral concentrado. É o único desses alimentos de alto valor protéico que apresenta pouca quantidade de calorias, quase nenhuma gordura saturada e total isenção de colesterol. "A gordura não saturada, presente no Tofu, não tem colesterol e ajuda no bom funcionamento do nosso corpo, servindo como veículo para o transporte de vitaminas", explica Rosana Batestusso, diretora do Instituto Brasileiro de Naturologia. O queijo de soja contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e circulatórias, impede a formação de tumores, evita anemias e equilibra as funções térmicas de órgãos como pulmão e intestino. Por tudo isso, o tofu substitui com vantagens o queijo de leite de vaca, o ovo e a carne, principais fontes de proteína em uma alimentação normal. Quem come o tofu está se alimentando somente de proteína e ferro, no caso da carne, e de cálcio, no caso do queijo. Por ser um alimento extremamente leve, o tofu é de fácil assimilação pelo organismo e, portanto, rapidamente digerido.
Alguns benefícios do Tofu:Rico em nutrientes: fonte de proteínas de alta qualidade, de vitaminas do Complexo B e de Ferro, com baixo teor calórico e isento de colesterol. De acordo com o coagulante utilizado para o processo de fabricação: sais de Cálcio ou de Magnésio, também pode ser fonte de cálcio (importante para os ossos) e magnésio (especialmente importante para atletas);
Fácil digestão: o tofu é digerido facilmente pelo nosso sistema digestivo o que permite a completa absorção dos nutrientes e apresenta também baixos teores de Sódio; • Reduz os níveis de colesterol: colabora para a redução dos níveis de colesterol "ruim" (LDL) e de triglicérides, por meio da lecitina de soja, substância que favorece a solubilização e o transporte do colesterol, o que reduz o risco de seu acúmulo nas paredes das artérias. O tofu contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e circulatórias; • Rico em Isoflavonas: Possui ação antioxidante e ajuda a inibir a produção de oxigênio reativo diminuindo a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e pelo desenvolvimento de tumores. As isoflavonas, em particular a genisteína, pode auxiliar na redução da perda de massa óssea, retardando a osteoporose.
Tofu na Cozinha:De sabor adocicado, o tofu apresenta grande versatilidade na cozinha, podendo ser consumido. Além de ser tão benéfico para a saúde é fácil de ser utilizado e possui uma infinita aplicabilidade na culinária. De sabor adocicado, pode ser consumido cru, cozido, grelhado, frito, doce ou salgado e usado em saladas, molhos, pratos principais e até mesmo em sobremesas. "O Tofu é um grande aliado da vida saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin