segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Couscous de Frango com Mergueses e Legumes

Para quem não conhece ,couscous é um prato originário do Magrebe (região do norte de África) que consiste num preparado de sêmola de cereais,principalmente o trigo.São imensas as formas de o cozinhar por ex: saladas,pratos principais,e até sobremesas.A receita que vos vou deixar é de um couscous de frango do campo com mergueses e legumes.Não é complicada de fazer.Trata-se de um prato tipicamente picante,mas claro que isso depende da vontade e decisão de cada um.


As especiarias são importantes na confecção desta receita.


A panela também é importante,chama-se couscoussier e trata-se de uma panela de cozer avapor,para que a sêmola possa cozer no topo. A minha comprei em Marrocos e no Algarve não imagino sequer onde encontrar. Para quem não tem este tipo de panela,pode cozer a sêmola numa panela de cozer a vapor, com a mesma quantidade agua com que se cozem os legumes.


Harissa é um picante forte oriundo dos Países do Magrebe,mas uma boa malagueta pode resolver a situação,apesar de não conferir o mesmo sabor ao couscous.

Ingredientes:

5 c (de sopa) de azeite
1 frango do campo
1 malagueta se pevides
1 cebola grande
1 pimento verde
1 pimento vermelho
1 courgette
1 couve pequena coração de boi
4 cenouras
0,5 kg de abóbora
500g de couscous
1 lata de grão de bico
50 g de passas de uva
harissa q.b
mistura de especiarias para couscous q.b
pimenta de cayenne q.b
curcuma q.b
sal grosso q.b

Retirar as peles do frango,cortar em pedaços e temperar com o sal e as especiarias,pode ou não sêr com algumas horas de antecedencia,não é importante.Preparar os legumes e cortar em pedaços grandes.Colocar a panela ao lume com 3 c (de sopa)de azeite e alourar o frango.Colocar o couscous num recipiente,adicionar 2 c (de sopa) de azeite,cerca de 2 dl de agua morna e mexer bém com um garfo.Quando a sêmola estiver bem misturada levar a cozer na parte de cima da panela.Mexer o frango sempre que necessário e quando estiver cerca de 30% cozinhado,adicionar a malagueta e os restantes legumes,adicionar também agua(quase suficiente para cobrir os legumes).Deixar cozinhar,mexendo por vezes o couscous com a ajuda de um garfo.Quando tudo estiver cozido adicionar os grãos previamente passados por agua.Demolhar as passas cerca de 15 mn em agua quente e adicionar ao cozinhado.No momento de servir diluir um pouco de harissa no liquido do próprio cozinhado e verter sobre cada prato dependendo da vontade de cada um. Adicionei algumas mergueses a cada prato .Tradicionalmente as mergueses fazem parte de muitas das receitas de couscous visto serem confecionadas com borrego.

1 comentário:

  1. Hi my family member! I wish to say that this post is awesome, great written and include almost
    all important infos. I would like to see extra posts like
    this .

    My web site: no win no fee in accident claim

    ResponderEliminar

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin