quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Azeitonas,Tratamento e Conserva


Apesar de na pratica ser bastante simples,tive necessidade de bastante informação para aprender a técnica de tratamento e conservação das azeitonas.Isto nem parece vindo de mim,uma vez que nasci no campo e sempre estive rodeada de oliveiras.Depois de muito interesse da minha parte em saber como deveria tratar deste  assunto e também depois de me terem oferecido um saco com azeitonas acabei por descobrir que nunca deverei usar agua tratada para as conservar,mas sim agua de furo,cisterna,poço,etc.Nunca deverei mexer nas azeitonas com as mãos para que não fiquem moles e terei que lhes mudar a agua todos os dias até perderem a acidez.Depois disso,terei que as conservar em agua com sal.





Azeitonas britadas : Esmagar as azeitonas com uma pedra ou martelo de madeira sem esmagar o caroçoéu  usei o cabo de uma faca.De seguida cobrir as azeitonas com agua nao tratada e mudar essa agua todos os dias durante dez dias ou até perderem a acidez.Depois disso deixá-las em agua com sal temperadas com casca de limão,alho e oregãos.Se estiverem muito salgadas ,muda-se de agua as vezes que forem necessárias.

Azeitonas retalhadas: Dar três cortes em cada azeitona e colocar num recipiente com agua não tratada. Mudar essa agua todos os dias durante um mês ou até as azeitonas perderem a acidez.Depois disso temperar com sal,casca de limão,alho e oregãos.Se estiverem muito salgadas muda-se de agua as vezes que forem necessárias.

Azeitonas inteiras: Colocar as azeitonas num frasco ou garrafão e temperar com sal.Deixam-se assim três meses até serem consumidas.Durante esse tempo agitar e destapar o frasco ou garrafão,todos os dias .

Tempero para azeitonas:
azeite
salsa
alho picado
oregãos
colorau
vinagre

Misturar tudo dentro de um recipiente e adicionar as azeitonas.Conservam-se assim durante muito tempo,se forem colocadas no frigorifico.



1 comentário:

  1. Hi there, You have done a great job. I'll certainly digg it and personally recommend to my friends. I am confident they'll be benefited from
    this site.

    my website ... click here

    ResponderEliminar

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin