domingo, 3 de fevereiro de 2013

Xarém com Bacon e Ervilhas


Xarém ou papas de milho é um prato típico da gastronomia Algarvia,é uma receita do tempo das nossas avós e geralmente acompanha com carne de porco frita ou peixe assado.Consiste numa papa feita à base de farinha de milho à qual são adicionados bivalves ou outros ingredientes dependendo da região onde é preparado.







Ingredientes:
1c (de sopa) de azeite
200g de bacon
250g de sêmola de milho
3l de agua
sal q.b
moinho de pimentas q.b
1 raminho de coentros
1 lata de ervilhas





Levar ao lume uma panela de fundo espesso com o azeite e o bacon cortado em cubinhos.É necessário o uso de uma panela de fundo espesso porque o xarém tem muita tendência a queimar.Quando o bacon estiver bem frito retirar com uma escumadeira e reservar.Juntar à gordura em que o bacon foi frito metade da agua e deixar ferver.Quando estiver a ferver adicionar a sêmola de milho aos poucos mexendo bem com uma colher de pau.A sêmola ao cozer vai engrossar  e necessitar de mais agua,juntar o resto da agua e temperar com sal e pimenta.Deixar ferver continuando a mexer de vez em quando.O xarém deverá cozer durante aproximadamente uma hora e terá que ser mexido muitas vezes durante esse tempo para que não queime.Após esse tempo adicionar os cubinhos de bacon ao preparado,adicionar também as ervilhas previamente passadas por agua corrente,misturar bem.Temperar com os coentros picados e está pronto a servir.


8 comentários:

  1. Estos platos antiguos son joyas culinarias
    Besazos.

    ResponderEliminar
  2. Quando eu era criança não gostava nada que a minha avó fizesse "papas de milho".
    No entanto, não tinha grande possibilidade de dizer não.
    Com o tempo fui aprendendo a gostar.
    É um prato tradicional com grande valor e é bom manter viva esta relíquia da comida Algarvia.
    Bom Domingo
    Bja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que temos que manter viva toda tradição da comida Portuguesa,porque tem tanto de saborosa como de saudável!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. No conocía este plato pero rico se ve...de postre me llevo un yogur de los que has preparado que se ve muy saludable, besitos y gracias por tu visita Silvia.

    ResponderEliminar
  4. Se ve delicioso, es mezcla de sabores tiene que estar muy rica!!
    Tienes un blog maravilloso, por aquí me quedo!!
    Saludos desde Madrid.
    Bss...

    ResponderEliminar
  5. Xarém e gaspacho são mesmo pratos algarvios que eu conheço tão bem, o gaspacho eu sempre gostei bastante mas o xarém nunca gostei, dizia eu que era comida de pintos, pois via a minha avó dar o milho aos pintos e depois a farinha para o xarém era muito parecida ehehe, agora já me deixei dessas comparações e não dispenso um prato de xarém :-)

    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Pois é mas actualmente no Algarve só em poucos restaurantes é que encontramos o xarém e na maioria das vezes temos que pagar bem caro por um pratinho destas papas :)

    ResponderEliminar

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin