domingo, 22 de fevereiro de 2009

Sangue de Porco de Azeite e Vinagre


Este é um prato que eu conheci muito bem nos meus tempos de criança. No campo todos os invernos era habitual as famílias matarem o porco .Os dias de matança eram dias de festa,dias de muito trabalho também.



Nessa época as carnes do porco eram separadas,umas para chouriços e presuntos,outras para o salgadeira. O sal era a forma de conservar a carne devido ao facto de não existirem frigoríficos.





Com o passar dos anos,fui perdendo o contacto com esses festejos,por isso acabo sempre por ter saudades dessas coisas,que afinal fazem parte da minha infância. Estava com imensas saudades de comer sangue cozido e tive sorte de me oferecerem este,que por acaso já estava cozinhado e muito bem temperado.Este sangue estava mesmo uma delicia .Muito obrigada a quem o preparou.



Tenho uma vaga ideia da forma como foi preparado,pois era criança na altura em que a minha mãe o cozinhava. Sei que o sangue depois de coalhado era cozido em agua e sal,depois era escorrido e temperado com azeite,vinagre,salsa e alhos picados e colorau.

1 comentário:

  1. Na minha terra também se faz este petisco.
    Hoje fiz como entrada e todos gostaram.
    Bjs

    ResponderEliminar

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin