sexta-feira, 13 de março de 2009

Cardamomo

Perfumado e de sabor refrescante, Antioxidante, estimulante e digestivo.Uso: pode ser usado no preparo de pães, pratos com frutas, batatas e batata-doce, pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, carne de carneiro e porco, fígado, peixes e sopas, arroz, bolachas, licores, café, conservas de arenque e saladas de frutas.


Faz parte da família do gengibre, nativo das florestas tropicais. Ele é colhido quase todas as semanas antes que o próximo cacho de sementes esteja completamente maduro. Seu processo de secagem é lento e trabalhoso para impedir que as cápsulas se partam ao meio. Por esse motivo, o cardamomo é a especiaria mais cara depois do açafrão e da baunilha. É cultivado no sudeste da Ásia. A fragrância dos cardamomos verdes é bem mais significativa a dos cardamomos amarelos e brancos. Com sabor picante e levemente azedo é utilizado em curries indianos, cozidos, picles, bolos, pratos com frutas.

Esta especiaria sabe vagamente a , eucalipto, mas, é mais doce e mais rica. As vagens são naturalmente verdes, mas, por vezes, mostram-se esbranquiçadas; os cardamomos maiores, pretos, são mais grosseiros e têm um gosto inferior.O cardamomo provém de uma planta indiana e é muito usado em pratos indianos, tanto salgados como doces. E maravilhoso em pudins de leite. Utilize as vagens inteiras se pretender um sabor subtil, mas parta-as se o pretender mais forte. Moído perde os seus melhores óleos, pelo que convém usar sementes frescas e moê-las quando necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin