quarta-feira, 1 de abril de 2009

Couve Flôr no Vapor

Em minha casa,geralmente os legumes são sempre cozidos no vapor,pois é a melhor forma destes manterem o máximo dos seus valores nutricionais.

Ingredientes:
1 couve flor

Arranjar a couve flor,lavar muito bem,cortar em pedaços e colocar na panela de vapor. Colocar um pouco de agua,cerca de 2 dl na panela exterior e levar a couve flor a cozer cerca de 15mn.


Vantagens de cozinhar a vapor: Com vapor, as vitaminas estão no máximo.O Vapor é o melhor parceiro de uma vida saudável. Graças a este tipo de cozedura, poderá tirar partido da totalidade das vitaminas e sais minerais dos alimentos no seu prato.
Vegetais, peixe, arroz, massa e algumas vezes fruta.A maior parte das vezes acabamos por cozê-los em água ou fritá-los. É realmente uma pena! Assim que entram em contacto com a água a ferver ou com o ar, a maior parte das vitaminas dissolvem-se... Numa Panela de Pressão ou num aparelho eléctrico para cozedura a vapor, o vapor coze rápida e eficazmente a comida e preservando-a do contacto com o ar. A quantidade de vitaminas dos ingredientes utilizados no prato a cozinhar varia, contudo, de acordo com o método utilizado na preparação do cozinhado. Arroz integral, por exemplo, deve ser cozido a vapor, o único método que garante a preservação dos níveis riquíssimos de Vitamina B1. Mais especificamente, os investigadores nutricionistas consideram que uma dieta que inclua cerca de 5 pratos diferentes constituídos por vegetais (três ou quatro deles cozidos a vapor) ajuda o corpo humano na prevenção de certas doenças. Mas, mesmo assim, é necessário tomar cuidados com a cozedura dos alimentos, i.e., cozê-los de forma a evitar a perda de vitaminas e sais minerais.
Vapor e Vitaminas, uma parceria de sucesso. Será necessário ingerir complexos vitamínicos suplementares quando simplesmente modificando a nossa dieta conseguimos obter as doses necessárias nos alimentos do dia a dia? Na sua forma natural, ingeridas nas refeições, as vitaminas são melhor assimiladas pelo organismo.E, apesar de tudo o que possa fazer, nunca esquecer de utilizar a água que fica da cozedura dos vegetais! Contém muitas vitaminas e sais minerais que foram “levadas” pelo vapor. Aproveite e faça sopas deliciosas ou ainda na preparação do acompanhamento da sua refeição (para molhos, por exemplo).

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