quinta-feira, 12 de março de 2009

Gerelim ou Sementes de Sésamo

Utilizo vulgarmente sementes nos meus cozinhados,daí o meu interesse em estar informada sobre as suas propriedades,tanto a nivel culinário como medicinal.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A SEMENTE "Filé mignon" do gergelim, as sementes são utilizadas na culinária e na medicina fitoterápica. Elas começam a cair das vagens após algumas horas de secagem da planta ao sol. Os grãos são pequenos, achatados e sua coloração varia entre o branco e o preto, sendo que os mais claros (brancos e beges) possuem maior valor comercial, enquanto os escuros restringem-se ao uso caseiro e medicinal.


SAÚDE: A semente preta de gergelim é utilizada no preparo do chamado gersal (mistura do grão com sal), muito usado pela medicina fitoterápica. O gersal é considerado um alimento ideal para tirar a acidez do sangue, aumentar a atividade e o reflexo cerebral, combater as doenças sexualmente transmissíveis e para fortalecer a pele.

CULINÁRIA: As sementes de gergelim podem ser usadas como tempero em saladas e arroz. É recomendável consumi-las diariamente. Quando torrado e moído, o grão vira uma farinha que enriquece as refeições e a merenda escolar, bastante utilizada em massas de biscoitos, bolachas, bolos, pães.


Gergelim: pequeno e poderoso. O valioso grão possui acção antioxidante que previne contra o câncer, fornece fibras ao intestino, diminui a acidez do sangue, fortalece a pele. E ainda aumenta a actividade cerebral.

Nota: Informação da revista viva saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin