quinta-feira, 2 de abril de 2009

Morangueiros

Geralmente compro os morangos sempre no mesmo produtor e a cada vez que os vou comprar fico encantada com a beleza destes morangueiros que servem de decoração de uma das partes do jardim da casa do senhor que mos vende.

O que eu não sabia,é que no Algarve, há estufas com morangos empoleirados em prateleiras que se alimentam apenas de água adubada, bagaço de uva ou casca de pinheiro, e são depois exportados para Inglaterra, França, Holanda e Itália.
Os agricultores do Algarve foram os primeiros do País, há cerca de 10 anos, a desenvolver culturas hidropónicas, ou seja, plantas que crescem sem estar em contacto com o solo e que são sustentadas apenas por água com nutrientes e substractos à base de casca de pinheiro ou fibra de coco.
Actualmente existem milhares de morangos a crescerem ao longo do ano no Algarve através do sistema de "cultura sem solo".
A inovadora técnica, além de permitir que a produção triplique em relação à agricultura tradicional, por se fazerem duas culturas por ano, tem a vantagem de rentabilizar a água das regas com tecnologia avançada e combater os desperdícios em período de seca severa na região.

Além de saborosos os morangos trazem diversos benefícios para a saúde e apresentam-se como um excelente ingrediente para compor pratos de dietas. Isso porque possui pectina e fibras solúveis que, ao serem consumidas regularmente, auxiliam na redução do colesterol e evitam a prisão de ventre. Mais: a fruta tem poucas calorias - cerca de 36 cal por xícara ou 100 gramas. Quebra- se, portanto, aquele velho pensamento de que só entram receitas "sem graça" em cardápios de emagrecimento.
O alimento também contém potássio, componente que equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos. "Como as pessoas tendem a consumir sódio cada vez mais com alimentos embutidos e industrializados, comer morangos seria uma óptima forma de ingerir potássio para regular o organismo. O sódio em excesso provoca a eliminação do cálcio pelo rim, elevando as chances de uma osteoporose. "Ao consumirmos alimentos ricos em potássio, é comum sentirmos o corpo desinchar".
Por ter coloração vermelha, a fruta entra no grupo de alimentos funcionais que contêm antocianina, substância antioxidante que auxilia na prevenção de doenças relacionadas à baixa imunidade, como o câncer e ainda alguns tipos de problemas cardíacos.


Outro benefício do morango é contribuir para a multiplicação de células devido ao ácido fólico, nutriente indispensável na gestação por evitar malformações no feto. E como é uma potência de vitamina C - com 58 mg em cada 100 g, praticamente o valor diário necessário para uma pessoa - a fruta tem a importante função de reciclar a vitamina E no organismo e contribuir para a produção de colágeno.

Além de ser ótimo para dietas de emagrecimento, o morango ajuda a prevenir o câncer, algumas doenças cardíacas e a reduzir o colesterol.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin