domingo, 12 de abril de 2009

Porquê Comer Várias Vezes ao Dia?

Muitas pessoas acreditam que, ao realizar apenas três refeições por dia – café da manhã, almoço e janta –, emagrecerão com maior facilidade.
Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, o metabolismo se torna lento, e nosso organismo entende que ficará um longo período em jejum. Desta forma, toda fonte de energia é armazenada como reserva de gorduras como um sinal de alerta, o que acarretará o ganho de gordura.
Além disso, nosso organismo precisa de energia para manter os níveis de glicemia estáveis, provocando a sensação de fome. Se o período de jejum se prolongar, a fome acaba diminuindo devido à utilização de massa muscular como fonte de energia, o que não é desejável a nenhum indivíduo.
A tendência, nessa situação, é comer três vezes a mais para recuperar a glicemia.
Estudos indicam que alimentar-se a cada 3 horas provoca uma redução da capacidade do estômago, diminuindo a ingestão calórica e, conseqüentemente, promovendo a perda de peso.
Este hábito fará com que o organismo perceba que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia faz com que o organismo tenha que trabalhar mais para metabolizar os nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura.
Apenas o ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes gera gasto energético. Realizar várias refeições ajuda também a manter o controle do apetite, evitando os exageros e o comer compulsivamente.
Em pouco tempo, a pessoa adapta-se e se sente mais saciada com porções menores de alimentos.
Para as pequenos lanches nos intervalos entre as grandes refeições, opte sempre por alimentos naturais e pouco calóricos, como as frutas, barrinhas de cereal light, iogurte, bolachas de água e sal, entre outros.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin