sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Papas de Xarém com Marisco

Este é um dos pratos típicos da minha região,Algarve. Sou uma grande apreciadora de tudo que contenha milho e como não poderia deixar de ser delicio-me com umas belas "papas"nome que usamos muito no Algarve para este cozinhado feito com farinha de milho.

Ingredientes:
400g de farinha de milho
100g de bacon
2 c (de sopa) de azeite
sal q.b.
1 molhinho de coentros
2 l de agua
500 g de conquilhas
200g de ameijoas
300 g de camarão
pimenta (usei moinho de mistura)
1 caldo de marisco

Colocar a agua com sal ao lume,quando estiver a ferver adicionar o camarão e deixar cozer (ferver) por um minuto.De seguida retirar do lume escorrer para um recipiente para guardar a agua da cozedura e passar por agua fria.Descascar os camarões e cortar em pedaços,reservar.Colocar uma panela ao lume com o azeite e o bacon cortado em quadrados pequenos,deixar alourar.Quando o bacon estiver bem frito,retirar da panela e reservar.Colocar a agua na panela e quando estiver a ferver adicionar a farinha de milho e o caldo de marisco.Deixar cozer mexendo de vez em quando com uma colher de pau.A farinha deve ser bem mexida para desfazer bem. A farinha leva cerca de 1h a cozinhar. Entretanto levar uma panela ao lume com um fio de azeite e as conquilhas,tapar e cozinhar até abrirem.,reservar algumas com casca.Retirar o miolo das conquilhas e reservar.


Cerca de 10mn antes de retirar do lume,adicionar as ameijoas e as conquilhas com casca.Mexer bem e quando estiverem abertas adicionar os miolos de conquilha , o camarão e o bacon.Temperar com a pimenta,juntar os coentros,mexer bem e servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin