quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bolo Rei


A época de Natal é sempre muito atarefada em minha casa,principalmente para mim. Nessa noite cabe-me sempre a mim o papél de anfitriã e como é óbvio também me cabe a mim a tarefa de todos os cozinhados. Não me estou a lamentar porque gosto imenso de cozinhar mas sinceramente acabo sempre por ficar cansada...mesmo assim ainda tive o prazer de fazer o tradicional bolo  rei,mas para facilitar a situação,a massa foi amassada na máquina de fazer pão.

Ingredientes:
700g de farinha de trigo autolevedante
1 dl de agua
150 g de açúcar (usei amarelo)
100 g de manteiga
1 dl de azeite
0,5 dl de jeropiga ou de vinho do Porto
3 ovos
1 pitada de sal
1 laranja (raspa)
5o g de pinhões
50 g de amêndoas picadas
50 g de passas

Para decorar:
frutas cristalizadas q.b
amêndoas q.b
nozes q.b
geleia para pincelar(qualquer uma)
açúcar em pó q.b

Colocar na cuba da máquina,a farinha,açúcar,raspa de laranja,manteiga amolecida,azeite,sal e os ovos.Seleccionar o programa,massa de pizza (1h e 30mn ).Quando a máquina apitar,juntar as frutas secas e o Porto ou jeropiga. Quando a maquina terminar de amassar,retirar a massa da cuba e formar o bolo (o buraco no meio deve ficar largo ).Colocar o bolo num tabuleiro previamente untado com óleo.Tapar com um pano e deixar levedar cerca de 2h em lugar quentinho.Pincelar o bolo com a geleia,decorar com os frutos secos e os cristalizados e polvilhar com montinhos de açúcar. Cozer em forno pré aquecido a 180º durante 35mn.

Nota: na próxima vêz deixar menos tempo no forno,pois achei que o bolo estava demasiado cozido.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin