sábado, 3 de março de 2012

Arroz para Sushi


Quanto a mim a parte mais difícil do sushi é mesmo a maneira de se cozinhar o arroz.Talvez pelo facto de o fazer pela primeira vez e de todo o processo me parecer demasiado complicado.Demasiado diferente dos processos que utilizamos na culinária Portuguesa ,mas com uma certa dose de sensibilidade e prática chega-se lá... eu sinceramente sai-me muito bem,para uma primeira vez ,certamente tudo será mais fácil nas próximas. As pesquisas que fiz na net permitiram-me verificar varias receitas optei por adaptar a minha  à maneira que mais me interessava,até mesmo no facto de substituir o açúcar por adoçante.O  arroz para o sushi é um arroz Japonês  com um grão mais curto do que aquele a que estamos habituados. Chama-se arroz Japonês ou arroz para sushi e encontra-se facilmente à venda nas lojas de comida chinesa.

Ingredientes:
300 g de arroz para sushi
7 dl de agua
8 c (de sopa de vinagre de arroz)
1 c (de sopa ) de adoçante em pó
1\2 c ( de chá ) de sal fino
1 pedaço de kunbu (é uma alga) 


Colocar o arroz num recipiente com agua e lavar delicadamente para o grão não partir,mudar a agua varias vezes para que o arroz liberte grande parte do amido. De seguida deixar o arroz dentro de agua cerca de 15 minutos.



Numa tigela misturar o vinagre com o adoçante,e o sal.


Levar uma panela pequena ao lume com o vinagre ,adoçante e sal,misturar bem para que todos os ingredientes fiquem bem ligados.Retirar do lume para arrefecer.Escorrer o arroz e levar a cozer em agua com o Kombu em lume muito forte,numa panela grande porque o arroz vai aumentar de volume.Tapar a panela e cozinhar cerca ,de 4 minutos.Destapar a panela.Nesse momento o arroz já terá aumentado de volume,reduzir o lume ,mexer e deixar cozer até a agua evaporar.Tapar a panela e deixar o arroz a cozinhar em lume baixo cerca de 5 minutos.Adicionar o vinagre e mexer bem  com a ajuda de uma colher de pau,ainda ao lume por cerca de uns 2 minutos.


Retirar o arroz da panela e colocá-lo numa travessa grande para que arrefeça,é importante que arrefeça rapidamente.


 Para ajudar o arroz a arrefecer separá-lo com a espátula como se o fosse cortar e abanar para ajudar o processo.Eu usei a esteira do sushi para o arrefecer ao abaná-lo.


Nota : não é um arroz que nos permite moldar facilmente ,uma vez que cola com extrema facilidade. O sushi trata-de de arroz moldado manualmente,em todo o processo é necessário utilizar as mãos parra lhe adicionar os ingredientes pretendidos.Para facilitar tudo isso faz-se uma mistura de vinagre de arroz com um pouco de agua ,onde se molham as mãos  sempre que necessário.A faca para cortar os rolinhos de sushi também terá que ser passada imensas vezes nesse vinagre para não colar durante o corte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin