quinta-feira, 15 de março de 2012

Gari ou Gengibre para Sushi


Qualquer bom apreciador de Sushi ,sabe perfeitamente que este deve ser acompanhado por Gari.Segundo a tradição Japonesa o Gari que é uma conserva de gengibre fresco que serve para limpar as papilas gustativas relativamente entre o alimento anterior e o alimento seguinte.


Ter o cuidado de escolher as raízes de gengibre que apresentem o aspecto mais fresco ,possível. Eu substitui o açúcar por adoçante e o resultado foi semelhante a qualquer um que me tenham servido em restaurantes. Por acaso em alguns restaurantes o Gari apresenta uma côr rosada ( é comprado em embalagens preparadas) mas quando é fresco a côr é a que se pode ver através da imagem.


 Ingredientes:
500g de gengibre
2 chávenas de chá de vinagre de arroz
3 chávenas de agua
1c (de sopa) de sal grosso
6 c (de sopa) de adoçante em pó

Descascar as raízes,lavar bem e colocar no robot utilizando o acessório para laminar,pois o gengibre tem que ficar em fatias bastante finas. Colocá-lo numa panela,cobrir com agua e  levar ao lume sómente até começar a ferver.Retirar do lume ,escorrer e deixar arrefecer.Entretanto colocar a agua o vinagre o sal e o adoçante numa panela e levar ao lume até ferver.Retirar do lume e deixar arrefecer.


Quando o gengibre estiver frio  colocar num frasco pasteurizado e cobrir completamente com o liquido.Tapar o frasco e conservar no frigorífico.


Segundo dizem esta conserva aguenta-se no frigorífico cerca de seis meses.Cá em casa nem sequer se aguenta uma semana, é consumida muito rapidamente,pois faço imensas vezes Sushi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin