terça-feira, 24 de abril de 2012

Bolo de Ricotta Italiana em Cobertura de Chocolate Negro,Laranja e Morangos

Sempre ouvi dizer que a fruta da época é a melhor,já que assim é ,nada melhor do que aproveitar para a utilizar quando ela aparece.Temos aqui uma receitinha bém gulosa,mas com ingredientes saudáveis: ricotta,laranja,morangos e chocolate negro.


Para mim o contraste de cores alegres na comida é um despertar aos sentidos,é como um perfume ao qual não resistimos...é como uma tela após algumas pinceladas de tinta,é como uma musica que nos entra no espirito...é como olhar para os meus cachorros e sentir um sorriso nos lábios.

Vamos lá passar à receita.
Ingredientes para o bolo :

8 ovos
8 c (de sopa) de açúcar amarelo
8 c (de sopa) de farinha de trigo autolevedante
manteiga para untar a forma
farinha para polvilhar a forma

Ingredientes para recheio e cobertura:
2 tabletes de chocolate negro
1 pacote de natas light
20 morangos grandes
2 laranja

Pré aquecer o forno a 160º.Colocar as gemas,açúcar e ricotta no processador e processar até obter um creme homogénio.Bater as claras em castelo bem firme.Transferir o preparado do processador para um recipiente grande e com a ajuda de uma colher de pau adicionar as claras alternadamente com a farinha,mexendo bem.Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha.Verter o preparado na forma e levar a cozer.Verificar o grau de cozedura do bolo com um palito.Quando o bolo estiver cozido retirar da forme e deixar arrefecer sobre uma grelha.Quando o bolo estiver frio cortar ao meio.Preparar a cobertura e recheio.Derreter o chocolate em lume brando com as natas,mexendo bem até estar cremoso.Preparar uma laranja em meias fatias com casca e a outra em fatias finas sem casca.Cortar alguns morangos em fatias finas.Pincelar o bolo em ambas as partes com o chocolate.


 Sobre uma das partes do bolo colocar as fatias de laranja e de morango.Sobrepor a outra metade do bolo sobre a metade recheada.


Pincelar o topo e as laterais do bolo com o chocolate. Cobrir as pontas dos morangos com o chocolate e com eles e as meias fatias de laranja decorar o bolo.Colocar alguns morangos fatiados no centro do bolo.


Este bolo,sem ser enjoativo,pelo facto do chocolate ser negro e pela adiçao de frutas ficou delicioso e ao mesmo tempo refrescante.


Sem comentários:

Publicar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin