domingo, 8 de abril de 2012

Ninho de Páscoa com Sushi de Salmão e Cherry


Admito que sou uma verdadeira apaixonada por Sushi e em especial pelo meu. Fazer Sushi é quase como entrar numa brincadeira com crianças.No meu caso nos momentos em que estou a fazer Sushi recordo-me sempre das horas que passava com a minha filha a brincar com plasticina quando esta era criança.O Sushi requer bastante imaginaçao e disponibilidade de tempo. Não irei especificar as quantidades de ingredientes,apenas as variedades,mas posso frisar que as quantidades dos ingredientes são muito reduzidas.


Este foi o primeiro Sushi em que usei tomate e ficou fantástico. Visto estarmos em plena Pascoa decidi criar um ninho de Sushi com os ingredientes de que dispunha.


Apesar do queijo Philadelphia aparecer na imagem ,não o usei.Os ingredientes para o Sushi são sempre muito variáveis,apesar de alguns deles serem imprescindiveis.Por exemplo,as folhas de alga,o vinagre de arroz,o wasabi e o gari.O material obrigatório é uma tábua de cozinha,uma esteira de bambu,uma faca bem afiada.


Comecei por cortar as folhas de alface em juliana e coloquei no bordo do prato juntamente com os tomates cherry.


Ingredientes:
alface
tomates cherry
arroz para Sushi
pepino
salmão fumado
folhas de alga nori
vinagre de arroz
sementes de sesamo preto
coentros
wasabi
gari



Preparar o arroz com antecedencia para que esteja frio na hora de fazer o Sushi.Numa tigela misturar um pouco de agua com praticamente a mesma quantidade de vinagre de arroz.Esta mistura irá servir para molhar os dedos sempre que necessário,pois só desta forma se consegue trabalhar o arroz,uma vez que este cola.Estender a esteira sobre a tábua de cozinha e sobre ela a alga.Molhar os dedos sempre que necessário na mistura de vinagre e começar a estender o arroz sobre a alga.O arroz deverá ficar uniforme e numa camada pouco espessa,também não será colocado até à extremidade da alga,uma vez que iremos precisar dessa parte livre para colarmos o rolinho de Sushi.Colocar duas tiras finas de pepino sobre o arroz.


Colocar também duas fatias de salmão sobre o arroz e começar a formar o rolinho de Sushi.Humedecer a parte livre da alga com a mistura de vinagre e colar.Com a ajuda da esteira de bambu apertar o rolinho para que este fique bem firme e não se quebre ao cortar.



Aqui temos a imagem do rolinho de Sushi já pronto.


O aspecto do interior do rolinho onde se pode ver o pepino e o salmão.


Agora neste momento é que necessitamos da faca bem afiada e previamente passada pela mistura de vinagre para facilitar o corte das fatias de Sushi.


Decorar com sementes de sésamo,tomates cherry fatiados e salmão na parte superior.


Colocar mais um pouquinho de sésamo e coentros picados sobre cada fatia de Sushi.


Este Sushi ficou óptimo e o facto de ser acompanhado com alface e cherry ainda o tornou mais apetitoso.Tudo isto sem esquecer o wasabi e o gari que quanto a mim desempenham um papel muito importante numa refeição de Sushi.


Boa Pascoa e já agora se é que gostam de Sushi experimentem fazê-lo porque vale a pena. Em questão de frescura nenhum outro o poderá igualar visto que foi feito por nós.Os ingredientes também são muito variáveis,dependendo apenas do nosso gosto.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin