quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Bacalhau à Lagareiro

Uma delicia este bacalhau que fiz para o dia de Carnaval.


Foi servido com batata a murro e salada de alface.


Como tinha 8 postas de bacalhau e não cabiam numa só travessa,tive que usar 2.Com 24h de antecedência colocar o bacalhau num recipiente coberto de agua,para demolhar.Passadas 24h arranjar o bacalhau, e retirar-lhe as peles pretas da barriga. Colocar o bacalhau num recipiente,temperado de alho fatiado,pimenta preta e sumo de limão.Cobrir o bacalhau com leite e deixar assim por 2h para tomar gosto.


Passadas as 2h escorrer o bacalhau e passa-lo por ovo batido e pão ralado.Dispor as postas de bacalhau numa travessa e cobrir com azeite.Levar a forno pré aquecido até estar bem dourado.Uma meia hora depois do bacalhau estar no forno,juntar os dentes de alho fatiados (que estavam na marinada) e alguns alhos com pele apenas esmagados.


Entretanto colocar as batatas a cozer com sal grosso e paus de oregãos.Quando as batatas estiverem cozidas escorrer e esmagar ligeiramente,fazendo pressão com a mão.Cerca de 10 mn antes de retirar o bacalhau do forno,juntar as batatas e regar com azeite.Polvilhar com oregãos.

Ingredientes:
8 postas de bacalhau
3 dentes de alho fatiados
1 cabeça de alho
1 limão (sumo)
1 l de leite
4 dl de azeite
4 paus de oregãos
oregãos q.b.
1 kg de batatas pequenas
sal grosso q.b. (para a agua das batatas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin