sexta-feira, 24 de abril de 2009

Propriedades do Seitan

seitan é conhecido pelo nome de “carne vegetal” por ter um aspecto semelhante à carne e porque é feito a partir de um cereal, o trigo.
Inventado há séculos pelos monges budistas da China, o seitan atravessou o continente Asiático e converteu-se num alimento básico de qualquer dieta vegetariana equilibrada.
O seitan é um produto feito a partir de trigo, concentrando toda a parte proteica do cereal, o glúten. Obtém-se fervendo, em fogo lento, a massa de trigo num caldo de água, raiz de gengibre, alga kombu e tamari (molho de soja).
A cozedura do seitan neste caldo irá produzir um enriquecimento em sais minerais e aminoácidos (em especial a lisina).
O seitan é rico em proteínas e pobre em gorduras. Cerca de 180 g de seitan são suficientes para satisfazer as necessidades proteicas diárias. O valor nutricional de 100 g de seitan é o seguinte:
Pelo seu grande valor nutritivo, considera-se um excelente substituto da carne, para além de ser semelhante a ela em sabor, textura e consistência.
Pode ser servido como prato principal, fatiado e grelhado, panado ou estufado. Adapta-se também a servir de acompanhamento e incorporado em recheios proteicos, em empadas, croquetes, hambúrgueres, salsichas, etc.
O

Sem comentários:

Publicar um comentário

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin