sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cabeça de Porco Assada com Batata a Murro


Esta cabeça de porco assada no forno leva-me aos tempos em que era criança e assistia às matanças de porco e à forma como preparavam a carne. Se não estou enganada a cabeça de porco costumava ser assada na braza e fazia as delicias de quem se aquecia à lareira nas noites frias de inverno.No meu caso a receita é bastante diferente,não estou habituada a este tipo de cozinhados mas talvez influenciada pela época de Carnaval quando vi a cabeça no talho decidi traze-la para casa e ver o que conseguiria fazer com ela.Assim que a minha filha a viu,disse-me,isto é a minha mascara de Carnaval.Parece quase uma anedota mas de facto foi o que se passou.Acompanhei com batata a murro e ficou deliciosa apesar de ser um prato que não aconselho repetir muitas vezes ,visto ser muito calórico.


Uma imagem engraçada e um tanto ou quanto apropriada para a época Carnavalesca que estamos a viver.


A cabeça foi cozida com agua e sal durante cerca de 40 mn .Com a orelha fiz uma salada de azeite e vinagre.

Ingredientes:
1/2 cabeça de porco
sal grosso q.b
6 tomates de cacho
2 cebolas
4 dentes de alho
1 c (de chá) de colorau
2 c (de sopa) de azeite
1 c (de sobremesa) de pimenta rosa em grao
1 raminho de alecrim
1 rodela de limão
750 g de batatas pequenas


Pré aquecer o forno a 150º.Depois da cabeça cozida escorrer entretanto cortar as cebolas em fatias e os tomates em quadrados.Deitar o azeite numa travessa de barro e colocar a cebola e o tomate misturados.Colocar a cabeça temperada com pimenta em grão ,a folha de louro e os dentes de alho picados na travessa e levar ao forno coberta com uma folha de alumínio. Ao mesmo tempo colocar as batatas a cozer em agua e sal com a pele .A meio do cozinhado polvilhar a cabeça de ambos os lados com colorau.A  cabeça deverá ser virada as vezes que for necessário.Alguns momentos antes de retirar do forno adicionar as batatas a murro e programar o forno para grelhar.No final decorar com o limão e o alecrim.


6 comentários:

  1. Se cobrir a cabeça de porco com papel de alumínio a pele e a carne ficam emborrachados, sem aquele toque crispi que faz as delícias deste prato.

    ResponderEliminar
  2. o dificil e conseguir 1 cabeça e meia de porco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar

Pode deixar o seu comentário aqui.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin